terça-feira, 8 de junho de 2010

Introdução




Diversos conceitos podem ser adotados como esclarecimentos e na compreensão da importância e da necessidade da ludicidade no desenvolvimento infantil.

O brinquedo estimula a curiosidade, a iniciativa e autoconfiança. Proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem do raciocínio lógico e da concentração.

Tomando como referencial de que a brincadeira e o brinquedo são indispensáveis para o desenvolvimento infantil levado em conta a relação que Piaget estabelece sobre o jogo afirmado que o mesmo é essencial na vida da criança assim como uma forma de vinculo que une a vontade e o prazer durante a realização de uma atividade.

Ensinar utilizando meios lúdicos cria, ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento intregal da criança. “Jogar educar, assim como viver educar; sempre sobra alguma coisa.” (Leif,1978).

Para Vygotsky (1989,p.109) (...) É enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. Brincando a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de numa esfera visual externa dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos. A criança desenvolve seu senso de companheirismo, aprender a conviver a compartilhar, com também são excelentes oportunidades para estimular a linguagem interna e o aumento de vocabulário.

Partindo do pressuposto que o jogo e um “recurso” indispensável no processo ensino aprendizagem; Pode-se afirmar de acordo com Piaget que o jogo é importante no desenvolvimento da criança, pois o brincar faz com que a criança crie um ambiente simbólico, vivenciando “no faz de conta” a realidade. E interessante abordar também que o ato de brincar é intrínseco no ser humano, todos nós nascemos com a capacidade de imaginar e criar situações que se aproximam da realidade.



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